Empreender é um grande desafio, sendo preciso: consolidar expertise em um segmento, levantar o capital para dar início ao negócio, agregar confiabilidade à marca e aplicar as estratégias certas para emergir como uma referência no mercado não são habilidades que se adquire da noite para o dia.
Na hora de comandar um empreendimento, gerir os lucros do negócio é fundamental para ter sucesso nessa empreitada, e aqui surge um grande desafio: lidar com a carga tributária.
No nosso país, o assunto ganha ênfase: O Brasil apresenta um regime complexo de tributações que, ainda, sofre com muitas alterações – a média são 46 novas regras por dia útil.
A coisa piorou depois da Covid-19, com o peso das tributações atingindo 33,9%, PIB, conforme mensurado ao final de 2021.
Nada fácil, não é mesmo? A boa notícia é que existem recursos estratégicos para você pagar menos, sem se complicar com a lei ou cair na malha fina.
Isso demanda conhecimento e habilidade com leis e números. Chamada redução tributária, é uma boa pedida contar com uma assessoria contábil para reduzir impostos na sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post tudo o que você precisa para reduzir impostos sem sonegar. Boa Leitura!
Quais impostos uma empresa paga no Brasil?
Pergunta difícil. Tem resposta, porém, quando se fala que a tributação no Brasil é complicada, não é força de expressão. Leis tributárias mudam conforme o segmento ou região do país.
Mas, de modo geral, temos alguns tributos considerados os principais no país. Confira quais são:
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto Sobre Serviços (ISS);
- Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE);
- Imposto sobre Importação (II).
A lista é grande, mas dá para elucidar um pouco da natureza de cada um. Enquanto IRPJ, CSLL, Cofins e PIS atingem qualquer empreendimento no país, o IPI e o Imposto sobre importação estão relacionados ao segmento de atuação, ainda que sejam todos cobrados pela esfera federal.
Já o ICMS, por sua vez, é cobrado pelo estado, enquanto ISS e TFE são de competência dos municípios.
Agora que você já tem uma ideia da carga tributária brasileira num plano geral, é hora de conhecer quais as ferramentas para reduzir custos de impostos na sua empresa e poupar algum dinheiro para fazer investimentos futuros. Vamos a elas?
Leia mais: Carga tributária para Prestadores de Serviços: você sabe quanto paga de imposto?
O que é uma assessoria contábil?
Como você pôde observar, a carga tributária é onerosa. Por essa razão, é preciso buscar formas de pagar menos impostos. Por essa razão, ter ao seu lado uma assessoria contábil te ajuda a pagar menos impostos.
Isso porque, os assessores são profissionais com experiência que irão observar com cuidado a realidade do seu negócio e direcionar estratégias para diminuir os fatores incidentes de impostos desnecessários.
Mas afinal, de que maneira uma assessoria contábil ajuda a sua empresa na economia de impostos? Veja a seguir.
Como reduzir custos através de uma assessoria contábil
Confira como uma assessoria contábil te ajuda a pagar menos impostos.
Escolha do regime tributário mais adequado
Entender a natureza jurídica ideal para seu negócio é uma estratégia e tanto para reduzir custos de impostos na sua empresa.
Isso porque, a incidência de tributos vai variar conforme o perfil da empresa, margem de lucro, atividade e afins. Logo, você precisa ser assertivo na hora de escolher o regime tributário, para seu negócio: o cálculo das alíquotas e valores a pagar é feito de forma diferente.
Os regimes são:
- Lucro Real;
- Lucro Presumido;
- Simples Nacional.
Fazer a escolha certa vai garantir que você não pague tributos a mais nem deixe de arcar com compromissos legais para que as atividades do empreendimento estejam todas regulamentadas.
Nessa hora, entra o papel fundamental de uma assessoria contábil: um bom consultor fará todo o trâmite que você precisa para enquadrar sua empresa no regime mais adequado e, consequentemente, mais rentável. Poupe seu tempo enquanto ele estuda o que seu empreendimento precisa.
Elaboração de um planejamento tributário
Na verdade, não dispense um planejamento tributário. O objetivo desta metodologia é implementar ações para reduzir custos de tributos que incidem sobre o negócio.
Como isso é feito? Chamada de elisão fiscal, a prática é uma rotina de bons escritórios contábeis. Consolida uma análise detalhada da legislação que rege o segmento de um negócio com
Estratégias financeiras que resultem em redução de custos com impostos para o empreendedor, como antecipação do pagamento de tributos ou aproveitamento de benefícios e incentivos fiscais.
Leia mais: Tipos de certificado digital: entenda quais são e os benefícios.
Conte com a assessoria especializada da Contábil Norte
Agora que você já sabe de todos os benefícios de uma assessoria contábil, conheça a Contábil Norte!
Comemorando 19 anos de atividade, somos uma referência em contabilidade na cidade de São Paulo, a maior capital da América Latina.
Atendimento ao cliente de forma personalizada, prezando pela transparência, agilidade, eficiência e pela ética profissional e moral.
O nosso objetivo é tratar nossos clientes como verdadeiros parceiros, realizando os serviços contábeis como excelência e também auxiliando estrategicamente nos negócios.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para ler mais textos como esse e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Continue lendo: Fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares: entenda a importância.