Fluxo de Caixa para Bares e Restaurantes: como melhorar o capital de giro da empresa

Quer entender como um fluxo de caixa para bares e restaurantes melhora o capital de giro de seu estabelecimento alimentício? Confira aqui!

Efervescência é a palavra que define o setor de bares e restaurantes. A alta rotatividade dos clientes, o ritmo acelerado das entradas e saídas de capital, a profusão de demandas representadas pelos pratos que vão e vêm pelos salões dão uma percepção de como o setor movimenta a capital.

E isso se reflete nas projeções de mercado. O setor sofreu bastante durante o isolamento social, mas bastou que fosse autorizada a reabertura das portas para que o setor projetasse uma estimativa de alta de 5% no faturamento já em 2022.

Dessa forma é perceptível como a movimentação de capital no segmento segue a todo vapor. E, para gerir a saúde financeira de um empreendimento em setor tão dinâmico, o empreendedor precisa das estratégias certas de gestão.

E, onde há muito giro de capital, é substancial que se tenha uma gestão eficiente do fluxo de caixa. Você conhece esta ferramenta?

Caso não, este post é o que você precisa para seu empreendimento lucrar muito mais. Quer entender como um fluxo de caixa para bares e restaurantes vai melhorar o capital de giro de seu estabelecimento alimentício? Fique com a gente!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o registro de toda a movimentação de entrada e saída de capital nos caixas de um empreendimento dentro de um período específico de tempo.

Pode parecer corriqueiro ao falar assim, mas é um mecanismo estratégico para que toda a vida financeira da empresa seja organizada.

Em termos mais técnicos, o fluxo de caixa para bares e restaurantes é o mecanismo que quantifica e produz dados interpretáveis sobre quanto de lucro o negócio está gerando.

Assim o empreendedor consegue ter uma percepção clara de quanto de dinheiro entra com a venda de cada produto ou serviço e de quanto sai com cada demanda.

Antes de entender como o fluxo de caixa para bares e restaurantes pode ajudar a melhorar o capital de giro da sua empresa, antes é preciso saber no que consiste esse conceito. Veja a seguir.

O que é capital de giro?

O conceito de capital de giro diz respeito ao montante de dinheiro que o bar ou restaurante precisa para manter as portas abertas e seus serviços acontecendo no ritmo que mercado pede.

Ou seja, é a porção monetária que precisa ser reservada para o custeio de despesas e obrigações financeiras do empreendimento.

Percebe como estas ferramentas se complementam?  Por meio de um registro pormenorizado das movimentações, o fluxo de caixa pode calcular os custos com cada tipo de demanda.

Elas podem ser gastos de produção, como: mão de obra, compra de insumos – são as chamadas despesas variáveis – ou despesas não relacionadas com a produção. Quer exemplos? Aluguel, energia elétrica e limpeza do estabelecimento são alguns. Levam o nome de despesas fixas.

E o capital de giro é a reserva financeira disponível para esta finalidade.

Agora, continue a leitura para entender como o fluxo de caixa para bares e restaurantes pode melhorar o capital de giro da empresa.

Como seu estabelecimento sai ganhando com o fluxo de caixa?

Os benefícios da implementação de fluxo de caixa para bares e restaurantes são muitos, além da melhoria objetiva do capital de giro, tem ainda o ganho promovido pela organização geral da empresa, como:

  • Aprimora a percepção do desempenho financeiro da empresa;
  • Promove mais assertividade nas tomadas de decisão do empreendedor;
  • Mais organização financeira e contábil;
  • Mais potencial de aumento do capital de giro;
  • Pontualidade na liquidez de dívidas.

 Confira também: Plano de negócios: o que é, como fazer e dicas para ter estratégia.

Como aplicar um controle de fluxo de caixa em seu bar ou restaurante?

Chegou a hora de implementar o método aos seus negócios, certo? Vamos abordar aqui algumas táticas muito eficazes na para que a gestão do fluxo de caixa seja implementada de modo eficiente no empreendimento e promova o crescimento do capital de giro.

Mas é sempre válido contar com a presença de um contador experiente no segmento de bares e restaurantes para a máxima assertividade no processo.

  •  Saiba qual a demanda de capital de capital de giro de seu estabelecimento;
  • Faça um registro mensal das entradas e saídas de capital;
  • Crie um cronograma de liquidez de despesas;
  • Considere fortemente a criação de um calendário tributário;
  • Defina suas despesas por prioridades
  • Determine um orçamento com base nas análises do fluxo de caixa.

Como você pôde observar, essas são estratégias muito importantes para o seu negócio e que te ajudarão a alcançar a saúde financeira. Por esse motivo, é muito importante que você tenha ao seu lado uma empresa de confiança. 

Leia também: Dicas para regularização da música ao vivo em bares e restaurantes.

Conte com o suporte especializado da Contábil Norte

Se você chegou até aqui, já compreende todo o processo de fluxo de caixa para bares e restaurantes e como ele pode melhorar o capital de giro de seu empreendimento alimentício, correto?

Quer implementar essa estratégia de gestão ao seu empreendimento, mas não sabe como colocar em prática? Então venha conhecer as soluções da Contábil Norte

Somos uma contabilidade atuante há mais de 19 anos no mercado, e temos grande familiaridades com a gestão de bares e restaurantes.

A Contábil Norte entende a intensa rotina deste setor e está pronta para deixar sua vida financeira impecável enquanto você arruma a casa para receber seus clientes!

Entre em contato conosco e conheça nossos planos!

Se você curtiu este post, não vá ainda, temos mais para você: visite nosso blog para ler mais textos como este! Siga também nossas redes sociais.

Leia também: Contabilidade para restaurantes em São Paulo: conheça as soluções da Contábil Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *