Contas pessoais e da empresa: você administra suas finanças?

Em nossa sociedade, a organização financeira não é exatamente uma prática passada de pai para filho. Pelo menos, não no senso comum. Na hora de empreender, muitos gestores precisam se moldar para uma rotina de administração do capital.

Gerir finanças de modo estratégico é a chave para o sucesso de qualquer negócio – visto que o objetivo de qualquer empreendimento é alcançar resultados lucrativos.

Não é um bicho de sete cabeças, mas requer planejamento e conhecimento. Nesse sentido, para quem está começando no mundo do empreendedorismo um grande erro é embaralhar as finanças pessoais com os rendimentos do negócio.

Neste conteúdo vamos explicar o porquê você deve separar suas contas pessoais e da empresa e como a falta dessa medida irá prejudicar a disciplina financeira do empreendimento.

Tenha uma boa leitura!

Que tal este: Plano de negócios: o que é, como fazer e dicas para ter estratégia.

Por que separar as Finanças pessoais das Finanças da empresa?

Quando se trata de um empreendimento próprio, fazer a distinção entre as contas pessoais e da empresa é um imperativo para o sucesso do negócio, e se o proprietário mistura as cifras, pode meter os pés pelas mãos e pagar muito caro – literalmente – por não organizar as finanças.

Sem o devido planejamento, há uma tendência de o gestor acreditar que concentrar os recursos em uma mesma conta bancária é uma decisão inteligente, pois isso gera uma falsa sensação de mais praticidade e flexibilidade para cuidar do dinheiro em um só lugar.

Outra armadilha que se torna um chamariz para esta decisão são as contas que geram rendimentos. Mais grana representa mais ganhos, certo?

Entretanto, estas práticas incorrem justamente numa percepção ilusória de lucro, o que induz a ingerências como gastar mais do que poderia com demandas particulares e esvaziar os caixas da empresa, compreendo recursos substanciais para a sobrevida da empresa, como por exemplo o capital de giro ou o fundo de reserva.

 A partir daí, não fica difícil perceber que este tipo de situação abre portas para outras “doenças oportunistas” que afetam a saúde dos negócios. Isso porque, com os recursos comprometidos, o empreendimento pode ser pego de surpresa.

Sem recursos para cobrir eventuais emergências, pode ter de sacrificar o próprio patrimônio para suprir gastos ou recorrer a empréstimos com muita frequência, desestabilizando o equilíbrio entre lucros e despesas e criando um cenário de imprevisibilidade econômica.

Fatalmente, este tipo de empreendimento não encontra ambiente para criar projetos de futuro para o negócio. Se você sente que não consegue fazer isso sozinho, considere o suporte de um profissional contábil: ele vai ser o parceiro ideal na hora de organizar e separar as suas economias das finanças de sua empresa.

Mas afinal, como separar as contas pessoais e da empresa? Confira a seguir!

Separando o pessoal do profissional: quais os passos?

Agora que você já entendeu como a administração do empreendimento é diretamente afetada pela decisão de separar as contas pessoais e da empresa, é hora de abordarmos algumas medidas efetivas no sentido de colocar a estratégia em prática. Vamos a elas?

Leia também: Quais são os tipos de planejamento tributário e como escolher o ideal para sua empresa.

Faça uma um levantamento financeiro do empreendimento

Antes dessa tomada de decisão, é preciso ter um panorama sobre o que se está decidindo. Para tanto, realize um diagnóstico completo de como anda a situação financeira do seu empreendimento.

Deve-se lembrar que este é um momento decisivo, e falhas na gestão destas informações levarão a decisões prejudiciais para o negócio. Conte sempre com o suporte de um contador experiente.

É muito importante que você identifique se os rumos em que o negócio segue estão apresentando lucratividade. Neste sentido, o melhor indicador é o equilíbrio entre entrada de capital e custos de para se manter a empresa em funcionalidade.

Neste sentido, é indispensável um bom controle do fluxo de caixa. Esta é a ferramenta que possibilita o aferimento preciso de todas as entradas e saídas de dinheiro.

O cuidado com os gastos pessoais têm igual relevância: saiba com o que está gastando e, neste dispêndio, o que representa investimentos e o que são consumos cotidianos. Utilize uma planilha para administrar estas informações ou procure a ajuda de um contador.

Defina o seu próprio salário

Outro ponto importante na hora de separar as contas pessoais e da empresa é separar o seu próprio salário. Você já ouviu falar no pró-labore? É uma estratégia sob medida para que empreendedores realizem a gestão do próprio salário.

É uma previsão legal para a definição dos salários de sócios e proprietários quando estes possuem cargo na empresa. Do pró-labore é deduzido apenas o INSS, livre de outros encargos trabalhistas.

Dessa forma, defini-lo é mais uma medida estratégica para dar equilíbrio ao orçamento da empresa: afinal, o salário do proprietário é também um custo operacional para o negócio e deixar de retirá-lo resultará em imprecisão na hora de fechar as contas e calcular a rentabilidade do negócio.

Não se esqueça da reserva de emergência

Como já mencionado, um empreendimento pode passar por imprevistos: tanto no sentido de situações que demandem grande saída de capital – como manutenções ou reparos estruturais – quanto por temporadas de baixa na entrada de capital – como crises econômicas que resultem na perda de poder de compra dos clientes.

Dessa forma, antecipe-se por meio de um planejamento bem estruturado. Uma das maiores razões de as empresas enfrentarem instabilidades econômicas é pela falta de estratégia para lidar com situações inesperadas que atingem as finanças. 

A gestão de seus recursos pessoais e institucionais é mais assertiva com a Contábil Norte!

Impulsionar a lucratividade do empreendimento é uma das tarefas mais difíceis, e separar as contas pessoais e da empresa é só o início desse processo.

Isso porque, justamente no momento em que a empresa precisa ganhar poder aquisitivo, gerar receita e ganhar estabilidade no mercado é que o proprietário está mais sensível a falhas que podem obstruir o crescimento do negócio.

Não aposte no jogo de tentativa e erro. Aposte certo com a Contábil Norte!

Quer mais detalhes e informações de como podemos te ajudar? Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste conteúdo? Conheça o nosso blog e visite nossas redes sociais para ter acesso a muito mais!

Continue navegando: Abertura de empresa gratuita em São Paulo-SP: como a Contábil Norte pode te ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *