Precificação de produtos no comércio: entenda como fazer e a importância para a gestão financeira

Todo empreendedor deve ter como um dos seus principais objetivos manter sua empresa sempre gerando lucro e buscar o chamado equilíbrio financeiro

Se você é comerciante, existem diversas práticas empresariais que colaboram para uma gestão assertiva das finanças e uma delas é a precificação de produtos no comércio.

A precificação é uma estratégia utilizada para ajudar você a encontrar o preço certo para cada produto que você vende, tomando como referência todos os seus custos de produção e manutenção.

Mas você sabe como calcular o preço final de um produto? Sabe qual a importância de fazer esse cálculo da forma correta? Conhece os benefícios da precificação? Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas e muito mais.

Fique com a gente para aprender mais sobre a precificação de produtos no comércio. Tenha uma boa leitura!

O que é a precificação de produtos?

A precificação é uma estratégia utilizada para tentar maximizar a lucratividade obtida através da venda de um determinado produto ou serviço. 

Trabalhar com comércio requer um domínio mais amplo da precificação, uma vez que uma empresa que presta serviços costuma ter um número pequeno de preços diferentes quando comparada a, por exemplo, uma loja, que pode ter uma variedade de estoque que chega aos milhares!

Um produto muito caro, que não faz sentido quando comparado a outros no mercado, não consegue gerar vendas ao comerciante e por consequência, não gera lucro o suficiente em relação ao dinheiro investido. Um produto barato demais, por sua vez, pode vender bastante, mas continue gerando pouco ou nenhum lucro, dada a baixa margem de diferença entre preço de venda e preço de custo.

A precificação é a técnica utilizada para tentar encontrar o ponto médio perfeito entre taxa de lucro por produto e o número de vendas, com o objetivo de maximizar o lucro total. Gerando mais dinheiro com o seu comércio, isso tornará mais fácil sua gestão financeira.

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Qual a importância de fazer uma precificação de qualidade no meu comércio?

Conforme já ressaltamos, a iniciativa do empresário em todas as questões que envolvem seu negócio deve ser tomada com objetivo de torná-lo mais lucrativo. 

Além de providenciar essa lucratividade para os produtos que o seu comércio vende, a precificação cumpre uma importante função de análise de custos, que pode ser útil em uma tentativa de reduzir gastos.

O cálculo da precificação, além de ajudar a dimensionar todas as despesas que sua empresa possui, também pode te ajudar a identificar o “preço ideal” de cada artigo vendido. Esse conhecimento, somado a uma análise do mercado e a comparações com a concorrência, pode auxiliar na identificação de estratégias de competidores.

Com essa informação em mãos, você pode fazer as alterações necessárias para ganhar uma margem. No entanto, é preciso ter cautela ao alterar seus preços em comparação com a concorrência, já que um desconto grande demais pode derrubar sua lucratividade.

Veja algumas das principais vantagens que a precificação de produtos, feita com assertividade, pode oferecer para a sua empresa:

  • Dimensionamento da receita gerada: tenha uma noção melhor do faturamento que seu comércio gera;
  • Análise do desempenho: ao atualizar os preços, é possível rever todos os custos e, por consequência, o desempenho das vendas;
  • Controle financeiro: o processo de levantamento de dados de vendas colabora para o controle do fluxo de caixa, que é necessário para a gestão financeira;

Como fazer a precificação de produtos no comércio?

A precificação de produtos no comércio leva diversos fatores em consideração; alguns deles podem ser quantificados, e alguns não. 

Primeiramente, vale mencionar o que não pode ser quantificado e que deve você deve analisar de forma assertiva para fazer alterações pontuais para aprimorar as vendas sem prejudicar o lucro.

Entre esses fatores é importante mencionar, naturalmente, os preços da concorrência, que devem ser uma referência até certo ponto. 

É possível, no entanto, aprimorar seu atendimento e atrair mais clientes por meio da satisfação do consumidor. A localização da sua loja também pode ser levada em consideração, já que é importante que os preços dos seus produtos façam sentido com o público da região.

Veja a seguir os passos para fazer o cálculo de precificação no comércio:

Calcule o custo unitário

Essa é a parte mais simples para quem trabalha no comércio, já que o preço unitário raramente precisa ser calculado, já que os produtos costumam ter preço fixo. 

Leve em consideração, porém, a mudança nos preços oferecidos pelos fornecedores. Toda mudança pode acabar requerendo ajustes, mesmo que você opte por atrasá-los um pouco.

Se você não trabalha com revenda, e sim com a fabricação dos artigos que vende, é preciso calcular o valor gasto com os materiais e a mão de obra específica da produção. Somente a partir disso é possível definir seu custo unitário. 

Muitos comércios trabalham com as duas formas de venda, e, nesse caso, é preciso separar os cálculos distintos.

Organize todas as despesas

Além do que você gasta fabricando ou adquirindo os produtos, é preciso também quantificar as despesas operacionais. 

Quanto você gasta com a conta de luz, aluguel, água, telefone, internet, manutenção, etc? Tudo isso precisa ser calculado, somado e separado em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos são suas despesas que não se alteram conforme o desempenho do seu negócio mês a mês. 

O aluguel, conta de telefone e internet, por exemplo, costumam ser gastos fixos. Os gastos variáveis, por outro lado, têm relação direta com a produtividade da sua empresa. A comissão de vendedores, o gasto com materiais e compra de produtos para reposição, por exemplo, são claramente variáveis conforme as vendas.

Calcule a taxa de Markup

Também chamada de taxa de marcação, a variável do Markup é necessária para o cálculo final do preço de venda. Antes de mais nada, você, como empreendedor, precisa ter definido a margem de lucro que deseja obter na sua produção.

M = 100 / [100 – (%CF + %CV + %Lucro)]

M é a taxa de markup, CF são os custos fixos e CV são os custos variáveis. Como você pode observar, o cálculo requer a definição clara desses valores.

Calcule o preço final

O preço final de venda de cada item que você vende no seu comércio é o resultado da multiplicação da taxa de markup pelo preço unitário. 

Sendo assim, cada produto tem seu preço base de venda proporcional ao seu custo, à lucratividade desejada para o seu negócio e aos custos operacionais.

É possível, porém, reajustar preços de produtos diferentes para testar o mercado e conseguir manter a lucratividade do seu comércio como um todo. É importante saber atrair o consumidor com estratégias que não obtenham prejuízo. No comércio, é possível ter mais “espaço de manobra” para variar os preços sem danificar seu negócio a longo prazo.

Conte com o apoio de um especialista

Sabemos que todos os processos de calcular o preço ideal e estudar o mercado são complicados, e que nem todo empresário tem experiência e domínio suficiente para executar isso da forma correta. 

Por conta disso, o ideal para o seu comércio pode ser obter o auxílio especializado de uma contabilidade.

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