Contabilidade para médicos em São Paulo: como se tornar PJ e reduzir taxa
contabilidade-para-medicos-em-sao-paulo

Contabilidade para médicos em São Paulo: como se tornar PJ e reduzir taxa

  • janeiro 31, 2022

Trabalhar com uma contabilidade especializada na sua área de atuação é um dos grandes diferenciais que podem tornar mais fácil a vida de todo profissional liberal. Se você é médico e trabalha como Pessoa Jurídica (o chamado PJ), trabalhar com um contador que entenda tudo sobre o seu ofício pode simplificar muito a sua vida profissional.

Seja para abrir sua própria clínica ou consultório, ou para trabalhar em hospitais e centros de saúde, muitos médicos precisam abrir sua própria empresa para trabalharem como PJ. Isso frequentemente é feito com objetivo de pagar menos taxas tributárias.

De toda forma, se você é profissional da saúde em São Paulo, já sabe como o custo de vida da capital paulista é exorbitantemente alto. Por conta disso, qualquer economia é bem-vinda! Sabemos que as burocracias necessárias para abrir uma empresa são muitas, mas é um investimento que vale a pena!

Mas como funciona a contratação de médicos PJ em São Paulo? Por que esse modelo serve para reduzir a carga de impostos? Neste artigo vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre esse processo e vamos explicar também como uma contabilidade para médicos trabalha para ajudar você em cada etapa.

Siga com a gente até o fim do texto e tenha uma boa leitura!

Como opera uma contabilidade para médicos?

Uma contabilidade especializada em trabalhar com profissionais da saúde trabalha a partir do seu conhecimento nas leis e regulamentações vigentes nesse setor e no país como um todo. 

Médicos PJ possuem uma série de questões técnicas com as quais precisam lidar enquanto empresários, e por isso esse serviço se faz necessário para esses trabalhadores.

Além do domínio sobre aspectos contábeis e fiscais intrínsecos à gestão empresarial, a contabilidade voltada para médicos também trabalha com base no seu conhecimento sobre as especificidades dessa área de atuação. Lidando com órgãos reguladores de São Paulo e de todo o território nacional.

A contabilidade especializada pode ajudar médicos de todas as áreas de atuação a organizarem suas finanças, para que possam focar uma maior parte da sua atenção no cuidado com seus pacientes.

Quais os benefícios de se tornar um médico PJ?

Para que um médico atue como prestador de serviços, ou caso ele deseje abrir uma clínica ou consultório, é preciso, dentre uma série de obrigações, criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o chamado CNPJ.

Esse número é um dos registros necessários para abrir uma empresa, e a ajuda de uma contabilidade especializada é muito bem-vinda nesse processo.

Apesar das burocracias envolvidas em cada etapa, existem muitos benefícios disponíveis para um médico que deseja se tornar PJ. Veja a seguir alguns deles:

  • Liberdade para prestar serviços para diferentes empresas;
  • Negociação direta com o contratante, com mais flexibilidade;
  • Horário de trabalho confortável e flexível;
  • Possibilidade de tornar-se empreendedor no ramo da saúde;
  • Autonomia na gestão das próprias finanças.

Leia mais: Contabilidade para prestadores de serviços em São Paulo: entenda a importância.

Qual a importância de uma contabilidade para médicos PJ?

Como já dissemos, o médico PJ é essencialmente um empresário, além de ser profissional da saúde e prestador de serviços. Por conta disso, a gestão de todos os aspectos financeiros e tributários da sua vida profissional pode se tornar pesada demais.

É justamente por isso que a contabilidade especializada é tão importante para os médicos PJ

Com apoio de um contador amplamente qualificado para cuidar dessas questões, um profissional da saúde pode voltar sua atenção ao cuidado com seus pacientes e funcionários e ao planejamento estratégico da sua clínica.

Além de tirar esse peso das costas dos médicos, a contabilidade especializada traz assertividade para o seu controle financeiro e pode prestar valiosos conselhos a favor do crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Abrir uma clínica ou consultório médico, antes de mais nada, é um ato de empreender. Justamente por isso, é preciso compreender os custos envolvidos, analisar o mercado e a concorrência, e executar uma série de práticas contábeis durante o processo.

O apoio de uma consultoria contábil prova-se extremamente valioso por todo esse período. Veja os serviços prestados por uma contabilidade para médicos PJ:

  • Estruturação de um plano de negócios;
  • Planejamento de estratégias de mercado;
  • Escolha de um regime de tributação mais rentável;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Elaboração de folha de pagamento;

Como se tornar um médico PJ?

Agora que você já sabe dos benefícios de se tornar um médico PJ e já aprendeu a importância de contar com uma contabilidade especializada para te auxiliar na gestão da sua empresa, desde a abertura, é hora de aprender como criar seu próprio negócio! Confira os passos:

Escolha uma natureza jurídica

A natureza jurídica, ou tipo societário, é o modelo sob o qual sua empresa está sujeita às leis. É uma série de direitos e deveres que um empreendedor tem que cumprir e cada tipo de negócio pode inclinar a uma natureza jurídica diferente.

Para quem pretende empreender sozinho, ou seja, abrir uma empresa sem outros sócios, o que costuma ser o caso de médicos PJ, o tipo societário mais vantajoso é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), que permite abrir um consultório ou clínica, não carece de outros parceiros e não tem valor mínimo de capital inicial. Além disso, a SLU possui responsabilidade limitada, ou seja, os bens do empresário estão protegidos por lei.

No entanto, se um médico prefere se tornar PJ em parceria com outros colegas de profissão, ele tem diversas opções, como a Sociedade Simples Pura, Sociedade Simples Limitada e Sociedade Empresarial Limitada.

Escolha o regime tributário mais vantajoso

Grande parte da motivação por trás de se tornar médico PJ, além da autonomia profissional, é a possibilidade de reduzir as taxas tributárias que são descontadas do seu rendimento mensal. Uma das melhores formas de se fazer isso é escolher um regime tributário mais lucrativo!

Um regime tributário, ou enquadramento fiscal, é o molde de impostos, com base em diversos valores contábeis gerados pela sua empresa, que define quanto você paga por mês de taxas. As principais opções são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, e cada um possui suas particularidades, restrições e formas diferentes de tributação.

Estude as tabelas de alíquotas de cada regime, junto do seu contador, e descubra qual deles pode fazer você pagar menos taxas e de forma menos complicada!

Legalize sua empresa

Tendo em mente a natureza jurídica ideal, tendo criado um contrato social e escolhido o regime tributário mais vantajoso, tudo em parceria com sua contabilidade especializada, agora é hora de passar pela parte burocrática! Veja os passos para abrir uma empresa em São Paulo:

  1. Faça uma consulta prévia no sistema REDESIM-SP para verificar a viabilidade da sua empresa;
  2. Colete todos seus dados pessoais, da empresa e dos outros sócios para preencher o Documento Básico de Entrada do CNPJ(DBE);
  3. Receba seu código de CNPJ com a Receita Federal;
  4. Crie registro online pela página da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp);
  5. Faça a Inscrição Municipal com a Prefeitura de São Paulo e obtenha os alvarás de autorização;
  6. Obtenha a licença do CRM-SP e o registro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Busque o apoio especializado da Contábil Norte

Agora que você já sabe de todas as vantagens de se tornar médico PJ, e já aprendeu sobre o passo a passo de como abrir uma empresa em São Paulo, é hora de colocar isso em prática e encontrar a contabilidade perfeita para te ajudar nessa jornada.

Então venha conhecer a Contábil Norte! Somos uma contabilidade especializada em apoiar médicos PJ na gestão dos seus empreendimentos. Buscamos oferecer um atendimento completo e diferenciado, atuando lado a lado com nossos clientes.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar você na busca pelo sucesso com sua empresa!

Gostou do artigo? Aproveite para curtir nossas redes sociais e conferir nosso blog para ver outros conteúdos. Continue a leitura: Abrir empresa em São Paulo – conheça o passo a passo.

× Como posso te ajudar?