emissao-nota-fiscal-petshop

Emissão de nota fiscal: sua pet shop ou clínica veterinária tem feito corretamente?

  • janeiro 13, 2022

A emissão de nota fiscal é uma das principais obrigações de uma empresa. Cumpri-la é requisito para qualquer negócio que deseja manter-se regular, e negligenciar esse processo pode gerar problemas sérios com o Fisco.

Todo empresário precisa ter em mente que é uma obrigação legal passar para seus clientes os impostos cobrados sobre cada produto e serviço. Isso é feito através da emissão de notas fiscais, e por isso esse processo é tão importante para empresas de qualquer atividade econômica.

Se você possui uma pet shop ou clínica veterinária, é essencial estar em dia com essas questões tributárias, então não se esqueça dessas obrigações!

Neste artigo vamos falar sobre a importância da emissão de notas fiscais, e vamos também ensinar como realizá-la corretamente para sua pet shop ou clínica veterinária. Continue com a gente para aprender mais e tenha uma boa leitura!

O que é a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e)? 

Muitos donos de pet shops, clínicas veterinárias ou estabelecimentos similares certamente já tiveram problemas com a gestão tributária de seus negócios. 

Isso é de se esperar, dada a complexidade da carga de impostos no Brasil, então muitos empreendedores têm dificuldade para lidar com essa parte de seus ofícios.

Por isso é crucial estar atento à emissão de notas fiscais, já que esse documento é uma importante ferramenta de controle dos impostos, além de ser útil para a organização das finanças e de servir como recibo de compra para o cliente. 

Sendo assim, é possível dizer que a nota fiscal é uma ferramenta que requer cuidado e pode ser o diferencial para o sucesso da sua empresa.

Ainda que cada unidade federativa trabalhe com notas fiscais de maneira diferente, um conhecimento geral que qualquer gestor precisa ter é como emitir a NFC-e, além de ter dimensão da sua importância.

A autorização da Secretaria da Fazenda do seu estado é essencial para a geração desse documento e é igualmente importante que ele contenha as seguintes informações:

  • Produtos e serviços adquiridos pelo cliente;
  • Valores individuais e valor total pago;
  • Detalhamento dos impostos sobre cada serviço prestado e produto vendido;
  • Forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Leia também: Precificação de serviços para clínicas veterinárias e pet shops: como fazer corretamente

Qual a importância de emitir a nota fiscal corretamente?

Agora que você sabe da definição de nota fiscal, é preciso ter dimensão da importância desse documento, então vamos explicar todos os detalhes que fazem da NF uma peça fundamental para a gestão financeira e tributária da sua clínica veterinária ou pet shop.

Primeiramente pelo aspecto tributário, já ressaltamos que a nota fiscal é a forma que os órgãos fiscalizadores têm de averiguar se seu estabelecimento está nos conformes do Fisco. Uma clínica ou pet shop que trabalhar sem esse documento está sujeita a auditorias, multas e até à suspensão de suas atividades.

No quesito financeiro, as notas fiscais são um documento de registro de venda que pode ser utilizado para o seu controle de fluxo de caixa. Com a documentação e organização de todos os valores que entram no caixa da sua empresa, além do registro de contas pagas e todas outras despesas, sua gestão financeira pode ser executada corretamente.

Por fim, vale também citar que a nota fiscal é a forma mais segura de emissão de recibo de venda para o cliente. Vender produtos ou prestar serviços sem gerar esse tipo de documento para o cliente pode gerar desconfianças, então emitir a NFC-e é o jeito certo de transmitir segurança ao consumidor.

Como emitir a Nota Fiscal em minha pet shop ou clínica veterinária?

Já sabendo o que é a NFC-e e tendo conhecimento de sua importância, o próximo passo para você, que é empresário no ramo do comércio de artigos para animais ou da medicina veterinária, é saber emitir esse documento! Confira as nossas dicas sobre como tornar esse processo mais fácil e mais seguro:

Obtenha um software específico

Nada pior do que lidar com papelada na hora de organizar suas finanças, certo? Administrar sozinho as questões técnicas das notas digitais também não é nada fácil, então a solução que mais otimiza esse processo é buscar um software específico para a geração de notas fiscais.

É preciso, porém, que sua clínica veterinária ou pet shop obtenha antes a certificação digital para emitir a NFC-e por meio desse tipo de sistema.

Conheça os impostos que você paga

Se você quer abrir uma empresa, independentemente de qual seja o setor, é importante ter conhecimento sobre a carga tributária que incide sobre sua atividade. 

Sem o devido domínio sobre isso, é possível que seus impostos sejam quitados de forma indevida, mantendo débitos em aberto ou gerando prejuízos pelo pagamento de taxas desnecessárias ou repetidas.

Uma das formas de se prevenir disso é contar com apoio de uma assessoria contábil no processo de criação de sua pet shop ou clínica veterinária, já que um profissional especializado tem pleno domínio sobre os impostos que incidem sobre sua atividade e pode orientar você a quitá-los corretamente.

Conte com o apoio de uma contabilidade!

Não custa nada reforçar o ponto anterior, certo? É fato que as disposições legais de uma clínica veterinária ou pet shop podem ser complicadas e que podem tornar a gestão de um estabelecimento desse tipo muito cansativa. A emissão de notas fiscais é um processo longo até que seja autorizado, e ainda assim é muito difícil operar sem ele.

Sendo assim, o jeito mais saudável e mais eficaz de realizar a gestão de suas finanças e da tributação da sua empresa é contar com um serviço contábil especializado no ramo dos pets e seu cuidado! Então é hora de conhecer a Contábil Norte!

Somos um escritório especializado em pet shops e clínicas de medicina veterinária, e buscamos oferecer um atendimento de qualidade em todas as nossas áreas de atuação.

Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria contábil e fiscal? Entre em contato e tire suas dúvidas sobre como nossas soluções podem facilitar a gestão da sua empresa.

Gostou do artigo? Aproveite o momento para conferir nossas redes sociais e nosso blog para ver mais conteúdos. Continue lendo: Contabilidade para prestadores de serviços em São Paulo: entenda a importância

× Como posso te ajudar?