líder de sucesso

Empresário ensina ser um líder de sucesso

  • dezembro 6, 2021

A liderança pode ser aprendida e deve ser exercitada. Foi com base nesse princípio que o empresário e professor de Comunicação Jurídica Andral Nunes Tavares Filho pautou sua palestra na 7ª Conesc, sobre como negociar com sucesso. Segundo ele, qualquer pessoa é, por princípio, líder, mas nem sempre um líder eficaz.

E desse todo se extraem três tipos de pessoas: aqueles que fazem acontecer, as que vêem as coisas acontecerem e as que não sabem que as coisas estão acontecendo. 

Dentro do grupo das que fazem acontecer, Andral tentou reunir as características dos líderes de sucesso e, com bom humor e contrapontos de ficção, definiu alguns dos princípios que devem ser seguidos por aqueles que almejam o sucesso.

Confira a seguir quais são e como se tornar um líder de sucesso. Vamos lá?

Principais princípios para se torna um líder de sucesso

Seja feliz

Ser um líder de sucesso, na sua opinião, é ser feliz, “ porque a partir desse sentimento irradiamos energia aos que estão em volta “. 

Uma lição muito séria, segundo Andral, é dada por pacientes terminais. Estes revelam que gostariam de prolongar a vida para conviver mais com esposa, marido, pais, filhos, viver mais intensamente e desfrutar do que a natureza nos oferece, nunca para comprar alguma coisa nova ou para ganhar mais dinheiro e realizar novos negócios. É com base nessa lição que orienta adoção de freios ao consumo e à gana.

Seja rápido

Diferente da regra da natureza em que o mais forte come o mais fraco, no mercado hoje prevalece o mais rápido sobre o mais lento. 

O mundo se modifica com grande velocidade e estará à frente quem tiver mais informação e agilidade para acompanhar ou mesmo antever essas mudanças. 

Andral pontua com a história dos dois amigos biólogos à procura de orquídeas na selva. Surge um leão e, um dos biólogos, em vez de correr, senta-se para colocar tênis. O colega assustado com o ato absurdo diz que ele não iria correr mais do que o leão. E prontamente respondido pelo outro: “ Para ser salvo, eu preciso apenas correr mais do que você “

Fale outra língua 

O mercado altamente seletivo, a derrubada de fronteiras e a criação de mercados comuns, exige do líder domínio de um segundo idioma. 

“ Posso até concordar com alguém que resista a falar outra língua em função da idade e das limitações de aprendizado, mas não compreendo aquele que não se preocupe em dar oportunidade ao filho de aprender um segundo idioma “, comentou Andral lançando mais uma de suas pérolas: a história do gato e o rato.

A perseguição infernal parecia ter fim com a entrada do rato num buraco. O rato, depois de ouvir latidos do lado de fora, sai do buraco, quando é pego de surpresa pelo gato, ao qual pergunta: “onde está o cachorro que estava latindo aqui fora ? “ e o gato responde “ meu amigo, quem não sabe dois idiomas hoje em dia está frito….” . 

Não seja analfabeto

A nova classe analfabeta é aquela formada por pessoas que não sabem utilizar um computador. “ Até para ser caixa de supermercado hoje é necessário saber informática “ exemplifica Andral.

Adapte sua liderança 

São três os tipos de liderança: a autocrática (a que manda), a democrática (que ouve as pessoas para decidir) e a indiferente (que não toma decisão). Nenhum é melhor que outro, garante Andral. Elas devem ser usadas de acordo com a situação e deu provas do bom uso de cada uma.

No caso da autocrática, remeteu o público à uma situação de incêndio em ambiente fechado. O líder de sucessor deve ser autocrático e nunca democrático

Um líder democrático iria discutir com o grupo a melhor situação de esvaziar o local e o tempo que gastaria no processo estaria levando seus liderados à morte. Portanto, a melhor solução é ser autocrático e determinar o que deve ser feito por seus liderados.

O bom uso da liderança democrática seria, por exemplo, como explicar a um grupo que ele deve desembolsar espontaneamente uma quantia para cobrir prejuízos que eles não necessariamente deveriam fazê-lo. Para tanto, a liderança democrática deve expor o problema e pedir ajuda para encontrar a melhor solução para o caso. 

Nesta situação, contrapõe Andral, não seria nem um pouco interessante ser autocrático, sob pena de não conseguir resultados junto aos liderados.

Quando um líder deve ser indiferente ? 

Andral dá o exemplo prático: Gritos na cozinha. O marido vem correndo da sala e vê a mulher discutindo com o padeiro que aparentemente lhe enganou com leite estragado. Que o marido não ouse dizer “ meu bem você não acha …” pois correrá o risco de ter toda a ira da mulher voltada para ele. “ Certas ocasiões o líder eficaz não deve intervir ; deixa o rio correr “ , conclui Andral.

Preza a força de vontade

Não adianta ser inteligente e não ter força de vontade para atingir suas metas, orienta Andral. A maior prova da falta de força de vontade das pessoas são os cursos de inglês que não ultrapassar o “ the book  is on the table “ , os de violão em que não se aprende a pestana, a bicicleta ergométrica que perde a função original e vira cabide de roupas, e os intermináveis regimes. 

Saiba se comunicar

Os relatórios em papel são muitas vezes substituídos com grande margem de eficiência pela exposição verbal. 

Baseado nesta premissa é que Andral afirma ser necessário o líder enfrentar o desafio de falar em público utilizando, se preciso for, de cursos de oratória.  “ Boa intenção no mundo real não vale nada “ , afirmou contundente o palestrante salientando que o líder deve expor com clareza suas ideias para que, entre outras coisas, seja reconhecido.

Tenha prazer

Dominguite é a doença mais recente descoberta nos Estados Unidos. Seus sintomas se registram aos domingos à noite, quando o acometido se prepara para ir para cama e uma grande depressão o assola ao lembrar-se de que no dia seguinte ele deve trabalhar. 

A história engraçada de Andral serve para medir o prazer das pessoas em relação ao trabalho que desenvolvem. “ Se você não gosta do que faz, é melhor trocar ou reavaliar o modo como você faz“, aconselha.

Aja como as piranhas  

A piranha é o animal mais perigoso porque ela só ataca em grupo. E assim como as piranhas, segundo Andral, devemos atacar em grupo e no mesmo sentido. “ 

Toda corrente suporta o que o elo mais fraco suportar e assim, todos os seus elos são importantes, ou seja, todas pessoas de uma empresa são importantes e elas devem ser valorizadas no que fazem “ , sintetiza Andral lembrando o papel do líder eficaz no sentido de estimular seus liderados. 

Engaje-se 

O líder de sucesso se engaja em partidos, órgãos de classe, associações.  “ Sozinhos não chegaremos a lugar nenhum “ , lembra Andral. 

Leia 

Um empresário de sucesso  procura, através da leitura, o seu preparo.Um levantamento feito mostra que no Japão o consumo anual de livros é de 5 livros para cada habitante e no Brasil 0,5 para habitante. 

Seja Polivalente

As mulheres estão tomando conta do mercado e a justificativa, segundo Andral, é porque ela é polivalente – consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder o equilíbrio e o bom humor. 

Seja gentil

A gentileza está acabando no mundo e está fazendo a diferença no mercado, porque hoje é um produto raro. Dizer muito obrigada, respeitar os limites dos outros é diferencial para um líder de sucesso

Use o bom humor

O líder eficaz contagia com bom humor. Andral dá a dica para exercitar o bom humor: “ comece a rir de si mesmo, de seus próprios erros “ . 

Assuma os riscos

A competitividade nos obriga a ousar e assumir riscos para encontrar novos caminhos. Se você quer se tornar um empresário de sucesso lembre-se sempre disso. 

Quebre paradigmas

Paradigmas são conceitos que alguém colocou na nossa cabeça e acabamos aceitando como verdades. 

“ Mude seu modo de atender clientes, de trabalhar, nunca não acredite que a forma que o ensinaram é melhor ou você estará condenado a não evoluir “ resume Andral citando a frase de Henry Ford:  “ Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de uma forma ou de outra você está certo “ . 

Persiga a qualidade 

“ A qualidade não é uma moda; ela veio para ficar “ , garante Andral lembrando que é necessário tentar produzir com mais rapidez, com menor custo e melhor e conhecer as ferramentas da qualidade: Kaizen, Kanban, Housekeeping, Setup rápido, atividades de pequeno grupo, Qualidade na fonte. 

Ofereça bom ambiente de trabalho

Ambientes mal iluminados, bagunçados contribuem para que as pessoas não produzam dentro das expectativas. 

Conserte primeiro você 

Antes de tentar consertar o modo de agir de seus subordinados, conserte primeiro a si mesmo, arrematou Andral N. Tavares Filho, contando mais uma história ilustrativa de seus preditos. 

Dessa vez a de um pastor às voltar por redigir um sermão e manter o filho ocupado para que lhe desse tranqüilidade para a tarefa. No fim, acaba por extrair do filho inquieto a mensagem; “ Para consertar o mundo, é preciso consertar primeiro o homem “ . 

Ao  longo de nosso conteúdo compartilhamos com o leitor alguns dos principais para se tornar um líder de sucesso e exercer uma liderança assertiva em sua empresa. 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para curtir nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para mais conteúdos voltados para o empreendedor! Leia também: Abrir comércio em São Paulo – Conheça o passo a passo

× Como posso te ajudar?