controle-de-custos-na-industria

Controle de custos na indústria: como a contabilidade pode ajudar

  • dezembro 13, 2021

A gestão industrial é uma tarefa de extrema importância e que traz muitos desafios. Um deles é a aplicação do controle de custos. Essa estratégia pode afetar diretamente a saúde financeira de uma indústria.

Estamos tratando de uma responsabilidade que demanda muita organização por parte da gestão de uma empresa. Dado o alto grau de complexidade que essa tarefa pode ter, o suporte de um serviço especializado pode ser um diferencial fundamental no sucesso de sua aplicação.

Para a devida realização do controle de custos na indústria, é preciso levantar uma série de dados, que têm relação com as diversas variáveis que determinam os gastos totais de uma instituição. 

Desta maneira, uma contabilidade especializada pode ter um papel crucial na gestão industrial, já que existem diversos desafios por trás da execução de um controle de custos eficiente.

Considerando tudo isso, criamos este artigo para auxiliar você, empreendedor industrial, a compreender os processos envolvidos no controle de gastos na indústria. Confira!

Leia mais: Contabilidade especializada no setor industrial em São Paulo – entenda os benefícios.

Controle de custos na indústria: o que é?

O controle de custos na indústria, enquanto conceito, diz respeito ao gerenciamento dos gastos de um empreendimento industrial. 

Por se tratar de um setor que muitas vezes tem despesas bem definidas, e que costuma ter acesso a uma fórmula de custo final de produto, esse controle pode ser feito de maneira mais precisa.

O processo de produção tem, portanto, uma série de custos industriais que precisam ser traçados de maneira clara e objetiva para que o controle seja feito assertivamente. Alguns exemplos de custos são:

  • Equipamentos;
  • Manutenção;
  • Mão de obra;
  • Maquinário industrial;
  • Materiais.

Tendo sido estabelecidas essas e outras despesas, o controle de custos industriais traz clareza acerca da cadeia produtiva industrial. Ele permite visualizar os recursos financeiros que são aplicados sobre cada etapa da cadeia e pode sugerir soluções para a redução de gastos em cada uma.

A ideia desta estratégia é permitir que gestores identifiquem áreas de que carecem de cortes ou investimentos, visando otimizar os processos industriais, mitigar despesas e maximizar o lucro e a qualidade dos produtos finais.

Vale ressaltar, mais uma vez, que o serviço de uma contabilidade especializada faz uma diferença significativa, já que oferece um grau alto de eficácia no levantamento e análise de dados, além de possuir expertise suficiente para oferecer soluções qualificadas para sua empresa.

Entenda o papel da contabilidade no controle de custos de uma indústria

Um serviço de contabilidade industrial oferece ao seu negócio uma série de serviços especializados. Um contador com experiência no setor é capaz de otimizar seu controle de custos e uma série de outras atribuições da gestão industrial.

Desta maneira, a contabilidade age visando definir detalhadamente os custos referentes à produção. Isso permite que se calcule de forma qualificada o custo final de um produto, que é um processo essencial para estabelecer um preço de venda ideal, uma margem de lucro e para descobrir onde sua empresa se posiciona em meio à concorrência.

A contabilidade industrial fornece, portanto, uma lista de benefícios para que gestores elevem o nível de seu empreendimento frente ao mercado das indústrias, por exemplo:

  • Controle sobre as operações;
  • Tomada de decisões estratégicas;
  • Redução de custos;
  • Dados financeiros de confiabilidade;
  • Segurança nos processos;
  • Definição de diferenciais competitivos;

Sendo assim, podemos afirmar que uma contabilidade especializada traz mais confiabilidade e facilidade para o controle de custos na indústria. Isso permite que sua empresa opere de forma mais eficaz e mais prática, e sabemos que isso tem benefícios a curto e longo prazo.

Leia também: Planejamento tributário industrial – dicas essenciais para o sucesso da sua indústria.

Como um serviço de contabilidade pode auxiliar no controle de custos?

Por fim, listamos aqui os pontos essenciais em que a contabilidade atua para aprimorar o controle de gastos na indústria. Confira cada um deles para se certificar da importância desse serviço para o seu negócio.

Separação de gastos

Para começar, é necessário ressaltar a importância da separação de todas as despesas em diferentes categorias, já que nem todos os gastos são criados igualmente.

Uma contabilidade especializada pode definir com praticidade quais são os gastos fixos e os gastos variáveis, além de estabelecer possíveis gastos emergenciais para os quais sua empresa deve estar preparada.

Os gastos variáveis são aqueles diretamente relacionados à produtividade e ao nível de vendas, enquanto os gastos fixos não têm relação com a demanda. Um serviço de qualidade ajuda a dividir da forma correta essas despesas, conseguindo enxergar em meio à “zona cinzenta” de custos de difícil definição.

Assimilação de todos os custos

As despesas com que uma indústria arca não são poucas. Para que se tenha conhecimento acerca de todos os custos, é preciso avaliar e reavaliar toda a cadeia de produção diversas vezes, e nesse processo é muito comum deixar alguma coisa passar.

Um serviço de contabilidade agrega experiência e uma visão externa que permite aparar todas as arestas do processo e minimizar prejuízos que frequentemente passam despercebidos pelo núcleo gestor.

Determinação do preço final de venda

Não basta que o cálculo de preço de venda de um produto seja complexo por si só, e que para realizá-lo seja necessário levar em consideração todas as despesas, as etapas da cadeia produtiva e os valores ofertados pela concorrência. 

É também necessário fazer uma análise específica para cada produto diferente, uma vez que cada um deve possuir uma competitividade própria independente.

Dada essa complexidade, é difícil definir tantos valores com a segurança de que todos os custos envolvidos sejam cobertos. Por isso, a expertise de um serviço de contabilidade agrega de forma imensurável à gestão financeira do seu negócio, uma vez que poupa tempo, reduz o risco de prejuízos e melhora suas chances de competir com produtos concorrentes.

Quero contratar um serviço de contabilidade para gerir os custos industriais da minha empresa!

Agora que você entendeu os principais benefícios de poder contar com uma contabilidade especializada no setor industrial, chegou a hora de conhecer a Contábil Norte!

Somos uma empresa que zela pela qualidade de atendimento em todas as nossas áreas de atuação, visando oferecer as soluções mais adequadas para o seu negócio.

Entre em contato agora mesmo para tirar dúvidas com um dos nossos contadores!

Gostou do artigo? Aproveite para curtir nossas redes sociais e conferir nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este. Continue lendo: Abrir comércio em São Paulo – entenda o passo a passo

× Como posso te ajudar?