beneficios-fiscais

Benefícios fiscais para empresas de transporte: conheça as possibilidades

  • janeiro 13, 2022

Um dos maiores desafios que todo empresário enfrenta ao gerir seu negócio no Brasil é lidar com a alta e complexa carga tributária imposta sobre sua atividade. Justamente por isso, qualquer forma legal de buscar uma redução de impostos é algo que todo empreendedor busca para sua empresa.

Diante disso, uma das principais formas de obter essa diminuição na taxação são os benefícios fiscais. Considerando o impacto que a crise econômica causada pela pandemia do Covid-19 teve em empresas de diversos portes e das mais variadas áreas de atuação, toda forma de reduzir custos é bem-vinda!

Isso também se aplica, naturalmente, a empresas de transporte. Se você é empresário nesse setor e quer buscar benefícios fiscais para que seu estabelecimento tenha uma carga de impostos menos robusta e ainda mantenha-se atuando regularmente, este artigo foi escrito para você!

Siga com a gente para conhecer mais sobre as possibilidades de benefícios fiscais para empresas de transporte e como tornar sua empresa elegível para esses incentivos. Continue conosco até o fim deste artigo e tenha uma boa leitura!

O que são os benefícios fiscais?

Como já dissemos, o peso da carga tributária brasileira é um dos maiores desafios para empreendedores de todos os tipos. 

Somada a todas as atribuições com as quais um gestor tem que lidar, desde a instrução de funcionários até a prestação de contas, a gestão tributária e financeira é uma grande dor de cabeça e um obstáculo bem relevante para o sucesso do seu negócio.

Com isso em mente, é importante encontrar mecanismos para contornar isso de forma legal. 

Aí surgem os benefícios fiscais como alternativa interessante. Esses incentivos podem ser oferecidos em esfera federal, estadual ou municipal e podem acumular vantagens para o seu empreendimento.

Ao fazer uso dos benefícios fiscais, sua empresa pode contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico do seu setor e para a geração de mais empregos, uma necessidade tão latente em nosso país.

Leia mais: Tributação para empresas de transporte – entenda como funciona.

Como funcionam os benefícios fiscais?

É normal que se tenha dúvidas sobre os benefícios fiscais e como eles funcionam. Muitas empresas estão elegíveis a esses incentivos, mas seus gestores sequer sabem disso ou não entendem como aplicar suas empresas a eles.

Esses benefícios são uma possibilidade de destinar uma parcela de seus tributos a projetos de bem-estar social e desenvolvimento de específicas categorias desse âmbito. Eles se manifestam nas suas finanças por meio de isenções, deduções ou reduções de taxas.

Incentivos aplicados em diferentes esferas podem estar restritos a específicos regimes tributários, muitas vezes estando direcionados apenas ao Lucro Real ou vetados exclusivamente para o Simples Nacional.

Por conta disso, vale a pena manter-se atento ao enquadramento tributário mais vantajoso para sua empresa considerando as possibilidades de isenções.

Leia também: Abrir empresa de transporte em São Paulo – saiba como ter sucesso.

Quais são as possibilidades de benefícios fiscais para empresas de transporte?

Como mencionamos, os benefícios fiscais trazem diversas vantagens para sua empresa, desde a redução de custos até a elevação da sua marca como companhia que incentiva o bem-estar social, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

Confira a seguir os possíveis incentivos fiscais para transportadoras e saiba como aproveitá-los para o seu negócio:

Redução ou Isenção de ISS e ICMS

Quem trabalha com transporte sabe que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são os grandes vilões da tributação desse setor. 

Considerando que tributos como Imposto de Renda e outras contribuições de cunho social são intrínsecas a quase qualquer atividade, esses dois se destacam na carga imposta a transportadoras.

No entanto, algumas situações previstas em lei permitem diminuir e até erradicar essas cobranças sobre diversas atividades. 

O ICMS, por exemplo, pode ser excluído para transportes de produtos destinados à área da saúde, como insumos hospitalares e outros tipos de carga. O mesmo vale para produtos destinados à cultura, como livros e outros tipos de material didático.

Mudança na estrutura jurídica

Naturezas jurídicas, que são essencialmente o tipo de empresa sob o qual seu negócio atua juridicamente, podem possuir cargas tributárias diferentes. Um dos grandes benefícios fiscais existentes consiste na alteração da sua estrutura societária para uma que altere a incidência de impostos para melhor.

Ao realizar qualquer mudança desse tipo, porém, é importante contar com apoio de uma consultoria especializada, que domine os aspectos financeiros, jurídicos e fiscais dessa transição. Um profissional de contabilidade, por exemplo, é a melhor opção de assessoria nesse caso.

Atuação multimodal

Uma das grandes facilidades para empresas transportadoras é a expansão de suas atividades para diferentes formas de transporte, como a locomoção rodoviária, ferroviária, aérea, dentre outras. Parcerias com outros estabelecimentos podem trazer vantagens logísticas para o seu negócio.

Além disso, essa integração multimodal pode evitar que diversas taxas incidam em ambas as partes da parceria e gerar uma divisão mais leve da carga tributária para os dois lados da troca. 

É preciso ter cautela, porém, para que não seja criado nenhum tipo de atividade ilegal nessa interação, então uma assessoria especializada também é fortemente recomendada nesse caso.

Conte com uma assessoria especializada!

Como ressaltamos anteriormente, as diferentes formas de obter benefícios fiscais para empresas de transporte requerem cuidado para evitar qualquer tipo de irregularidade. A forma mais prática e segura de realizar essas manobras é buscar uma assessoria especializada para passar por cada etapa de forma eficaz e meticulosamente revisada.

Por isso é hora de conhecer os serviços da Contábil Norte! Somos uma empresa que busca pela qualidade de atendimento em todas nossas áreas de atuação. Uma de nossas especialidades é a contabilidade para transportadoras, então um empresário desse setor por ter certeza que as atividades da sua companhia serão cuidadas por quem entende do assunto.

Entre em contato agora para saber mais sobre nossos serviços de assessoria contábil, fiscal e financeira, e como eles podem ser o diferencial para o sucesso do seu negócio!

Gostou do artigo? Aproveite para conferir nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos como este. Continue lendo: Contabilidade para Transportadoras em São Paulo: Conheça os diferenciais da Contábil Norte

× Como posso te ajudar?