Falta de planejamento e má gestão financeira é um dos principais vilões do empreendedorismo no Brasil. Não por acaso, cerca de 60% das pequenas e médias empresas fecham as portas justamente por esta razão.
Entretanto, ainda que a gestão financeira seja o principal órgão que mantém um negócio vivo e mereça especial atenção, muitas vezes, o devido foco acaba prejudicado pela dificuldade da conciliação da contabilidade com as atividades centrais da empresa.
E, muitas vezes, um mero detalhe pode se tornar uma bola de neve enorme se não detectado a tempo, com uma tarifa de serviço, contas em aberto ou cálculos inadequados de juros, apenas para citar alguns.
É neste sentido que a conciliação bancária torna-se uma estratégia de base para o crescimento sustentável das empresas: ao confrontar os registros bancários com os dados contábeis da empresa é possível identificar a origem de eventuais divergências e promover sua correção imediata.
Quer saber mais sobre o que é e para que serve a conciliação bancária? Continue a leitura e compreenda mais!
O que é conciliação bancária?
Conciliação bancária é o processo de análise que visa garantir o compliance de todas as operações financeiras e transações bancárias da empresa.
Realiza a comparação entre os registros de movimentações bancárias, entradas e saídas de capital – bem como de suas fontes pagadoras e destinações – com as informações constantes no extrato de instituições bancárias nas quais existem contas em nome da Pessoa Jurídica.
Deste modo, ao corroborar as informações internas com os registros computados nas instituições bancárias, é possível apurar a fidedignidade de informações como:
- Recebimentos;
- Pagamentos e transferências;
- Investimentos e rendimentos;
- Saldo disponível, dentre outros.
Sendo assim, a conciliação bancária possibilita um auferimento preciso das movimentações previstas e determinar se há divergências entre os dados registrados pela empresa e pelo banco.
Esta estratégia permite que a contabilidade empresarial obtenha agilidade na apuração de falhas operacionais, eventuais fraudes e detectar a causa, natureza e matriz da inconsistência.
Qual a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa?
Muitas vezes estas ferramentas são erroneamente tratadas como sinônimos. Apesar de se complementarem, do ponto de vista estratégico elas cumprem papéis bem distintos.
O fluxo de caixa consiste no monitoramento, a rigor, das movimentações de capital nos caixas da empresa.
Desta maneira, ela está mais relacionada às operações comerciais e de sustentação dos negócios, e verifica quanto capital entrou a partir de terceiros e a que despesas ou custos foi destinado.
Como é feita a conciliação contábil?
Para que os objetivos da conciliação contábil produzam os efeitos desejados, é imperativo que a empresa defina uma periodicidade de apuração e zele por seu adequado cumprimento.
O mais recomendável é que esta operação seja efetuada diariamente para garantir a afinidade entre as informações do banco e da empresa.
Entretanto, seus relatórios podem ser divididos em pode ser semanal, mensal, semestral ou anual. Este intervalo de tempo deve ser estruturado conforme o tipo de negócio e a intensidade da movimentação financeira do negócio.
Para isso, crie a protocolamento de todas as movimentações financeiras da empresa, compute discriminadamente, a natureza de cada operação e dados do destinatário, fonte pagadora, número de contas, dentre outros.
Arquive quaisquer registros de operações: comprovantes de pagamento, depósitos e transferências, extratos bancários, notas fiscais, recibos, e similares, gerando uma fonte segura de comprovação das transações, observando também as datas de cada evento.
Para que serve a conciliação bancária?
Confira a seguir os pontos principais que elencam a importância e para que serve a conciliação bancaria em uma empresa.
Otimizar o controle de movimentações financeiras
Uma das ações de uma conciliação bancária assertiva é estabelecer uma rotina de apuração rígida das entradas e saídas de recursos e a criação de uma base de dados detalhada e constantemente atualizada sobre a origem e aplicação dos recursos financeiros da empresa.
A adoção desta cultura implementada pela conciliação bancária garante um compliance de nível avançado para as rotinas financeiras da empresa, permitindo a estruturação de um capital de giro melhor gerido.
Em consequência, balizando ações de redução de custos, mais assertividade na realização de investimentos, além, do objetivo central, que é garantir dados preciso e tomadas de ações rápidas frente a inconsistências.
Criar análises comparativas
Outra função basilar cumprida pela conciliação bancária é a composição de dados eficientes para a realização de análises comparativas, prevenindo não só a divergência entre os já falados registros de movimentação nas instituições bancárias e na empresa, mas também criando mecanismos e informações que mitiguem incoerências entre as transições com fornecedores, credores, clientes e parceiros de negócio.
Ainda, estando consoante os dados bancários, seus registros contábeis ganham muito mais relevância no mercado.
Corrigir dados divergentes
Por fim, com uma rotina de revisão e apuração de perto das movimentações de capital do negócio e a corroboração destes dados com instituições de alta responsabilidade na gestão de finanças – como são as instituições bancárias – a conciliação bancária permite a rápida correção de registros financeiros.
Deste modo, a conciliação bancária contribui para a prevenção de perdas financeiras, contração de dívidas acima das capacidades dos negócios, combate a multas, fraudes, falhas operacionais e outras razões que provoquem o escoamento de capital, detectando de pronto e criando soluções eficientes para o problema.
Conte com a expertise da equipe Contábil Norte
A Contábil Norte é uma empresa com mais de 20 anos de experiência. Somos referências na criação de soluções personalizadas para nossos clientes.
Realizamos isso por meio da estratégia de consolidação de métodos tradicionais e reconhecidos de contabilidade, a agilidade e precisão das tecnologias digitais e a operacionalização destes recursos por meio de profissionais altamente capacitados.
Nesse sentido, nosso serviço especializado de contabilidade financeira, podemos garantir a melhor conciliação bancária para sua empresa, seja ela de qualquer porte ou segmento.
Quer saber como? Fale com um de nossos especialistas!
Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!
Confira também: Conheça os principais incentivos fiscais para empresas