Os serviços de consultoria já se provaram uma excelente ferramenta de aprimoramento para as empresas, visto que possibilitam que esses empreendimentos importem experiência externa.
A consultoria financeira é uma das modalidades de consultoria que uma empresa pode contratar, e é uma das que apresentam resultados mais palpáveis, visto que a boa gestão financeira está diretamente atrelada à saúde financeira da empresa, portanto, à sua longevidade.
Esse serviço é especialmente benéfico às pequenas empresas, apesar de muitos pequenos empreendedores ainda não terem descoberto o seu potencial.
Foi pensando nisso que montamos esse material com tudo o que você precisa saber sobre consultoria financeira para pequenas empresas!
Boa leitura!
Você também pode se interessar por: Contas pessoais e da empresa: você administra suas finanças?
O que é consultoria financeira para pequenas empresas?
A consultoria financeira para pequenas empresas é um serviço de consultoria que pode ser contratado para a orientação e aconselhamento as pequenas empresas sobre a gestão dos seus recursos financeiros.
Tendo como objetivo a realização de um diagnóstico feito pelo especialista contratado, identificar como anda a saúde financeira da empresa, seus pontos de melhora e suas oportunidades de crescimento para, então, propor um plano de ação.
Com a consultoria financeira, espera-se potencializar os lucros da empresa através do manejo estratégico de seus recursos. Isso pode ser feito através da redução de custos, da busca por oportunidades de crescimento, do investimento em maquinário, entre outras coisas.
Em suma, a consultoria financeira tem por objetivo guiar as tomadas de decisões da empresa contratante, através da análise dos seus recursos, do seu contexto e do mercado, para que ela obtenha os melhores resultados possíveis.
É usualmente contratada quando a empresa está passando por alguma dificuldade pontual e não está obtendo progresso, mas pode ser usada de forma profilática, para tomar as melhores decisões e evitar problemas.
Vale a pena contratar consultoria financeira para pequenas empresas?
Existe uma crença de que consultorias são soluções adotadas apenas por médias e grandes empresas. Apesar de empresas desses portes serem beneficiadas pelos serviços de consultoria, não são as únicas.
Afinal, quem poderia tirar mais proveito das oportunidades de crescimento que uma consultoria financeira representa do que uma pequena empresa, com tanto potencial de expansão?
Diferente das médias e grandes empresas, que contam com quadros maiores de funcionários, portanto, conseguem incluir profissionais especializados para cuidar do financeiro, as pequenas empresas, muitas vezes, ficam defasadas nesse quesito.
Essa defasagem se mostra como um grande obstáculo para as pequenas empresas e reflete diretamente no número de estabelecimentos desse porte que fecham as portas prematuramente pela falta de organização financeira.
Assim, a consultoria financeira para esses empreendimentos é uma forma acessível e eficiente de trazer para dentro a competência de um profissional experiente.
Portanto, sim: consultoria financeira para pequenas empresas vale a pena!
Principais vantagens da consultoria financeira
A consultoria financeira representa uma oportunidade de crescimento para a empresa e pode trazer muitos benefícios.
Dentre eles, destacam-se:
- Importação de expertise;
- Organização financeira;
- Identificação de oportunidades;
- Assertividade nas tomadas de decisões.
Importação de expertise
Contratar um serviço de consultoria é importar para dentro da sua empresa a expertise de um profissional experiente e especializado. Por isso a escolha do profissional é tão importante, afinal, quanto mais conhecimento ele tiver, mais conhecimento você consegue absorver e aplicar.
Com a consultoria financeira, você aplica na gestão dos seus recursos o conhecimento construído por anos de um profissional plenamente especializado, com experiência acumulada de vários casos.
Organização financeira
O principal ponto desse tipo de consultoria, afinal, não há empreendimento que sobreviva no mercado sem organização financeira.
A organização financeira vai além do mapeamento dos números, o bom consultor conseguirá preparar o seu time para interpretar e lidar com esses dados.
Identificação de oportunidades
O profissional responsável por prestar o serviço de consultoria financeira irá te orientar sobre a melhor forma de administrar seus recursos financeiros de forma geral, isso também inclui identificar as melhores oportunidades de, por exemplo, realizar investimentos.
Essa aplicação é muito útil quando as empresas querem fazer investimentos mais seguros, sem arriscar a sua saúde financeira.
Assertividade nas tomadas de decisões
Atrelada à vantagem anteriormente citada, as tomadas de decisões são otimizadas com a consultoria financeira.
Com um profissional competente identificando as melhores oportunidades, a gestão pode tomar decisões de forma mais assertiva.
Escolhendo a melhor consultoria financeira para pequenas empresas
Como o serviço de consultoria é, basicamente, a compra de conhecimento e experiência, a escolha do profissional e da empresa contratada é muito importante. Por isso, para garantir que você está fazendo a melhor escolha, é necessário pesquisar e estudar as melhores opções do mercado.
Por se tratar de um serviço especializado, pode ser interessante voltar a sua pesquisa para empresas e profissionais que já tenham experiência com pequenos negócios, porque eles conhecerão possibilidades e pormenores que um profissional que não lida com esse tipo de empreendimento talvez não tenha se dado ao trabalho de estudar.
Conte com o apoio e suporte da Contábil Norte!
A Contábil Norte é uma empresa que presta serviços contábeis, e estamos há duas décadas colecionando experiências de sucesso junto aos nossos clientes.
Conte com o nosso apoio em suas questões contábeis, entre em contato conosco e tenha um time plenamente capacitado ao seu lado! Conteúdos como esse são disponibilizados toda semana em nosso blog e em nossas redes sociais!
Continue lendo: Assessoria Contábil: como reduzir custos de impostos na sua empresa?