Reduzir impostos de forma legal? Saiba como fazer na sua empresa

reduzir-impostos

Pagar impostos da maneira correta é certamente uma das mais importantes obrigações de todo empreendedor brasileiro. 

Além de garantir que seu negócio esteja sempre em dia com as obrigações fiscais, isso ajuda a evitar multas e sanções, que podem impactar bastante as finanças de uma empresa.

No entanto, existem meios de reduzir impostos de forma legal, mas nem todo empresário sabe como fazer isso. Essa prática, que também é chamada de redução tributária, é a aposta de muitos gestores de negócios no Brasil.

É importante estar atento à forma que você pretende reduzir impostos na sua empresa, pois é importante fazer isso sempre dentro dos conformes da lei! Qualquer forma de evasão fiscal (evitar pagar impostos ilegalmente) pode gerar multas e sanções sérias, que teriam um impacto muito negativo nas suas economias.

Quer aprender a reduzir impostos de forma legal na sua empresa? Então siga com a leitura deste artigo e saiba como fazer!

Quais são os impostos pagos por uma empresa?

De modo geral, existem alguns tributos cobrados de toda pessoa jurídica no Brasil, enquanto outros incidem de acordo com a atividade econômica exercida pela empresa. Confira os principais impostos:

  • Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Imposto sobre Importação (II);
  • Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE).

IRPJ, CSLL, Cofins e PIS são cobrados pelo poder público federal, e incidem sobre qualquer empresa brasileira, de modo geral. 

O IPI e o II também são cobrados na esfera federal, mas sua incidência está relacionada ao segmento de atuação. O ICMS, por sua vez, é cobrado pelo estado, enquanto ISS e TFE são aplicados pela prefeitura de cada cidade.

É uma carga tributária bem complexa, não é verdade? No entanto, é possível reduzir impostos de forma legal e maximizar o lucro do seu negócio. Confira como!

Leia mais: Carga tributária para Prestadores de Serviços: você sabe quanto paga de imposto?

Como reduzir impostos de forma legal na sua empresa

Para diminuir a carga tributária total do seu empreendimento, existem algumas formas de agir dentro dos conformes da lei. Veja a seguir:

Construa um calendário de impostos

Uma das principais formas de reduzir impostos é organizar o calendário de pagamento de cada tributo com que sua empresa deve arcar. O principal motivo que causa o pagamento de impostos desnecessários no Brasil é o atraso com o cumprimento da obrigação fiscal principal.

Sendo assim, crie um plano de pagamento de impostos que evite a bitributação e o atraso nos pagamentos. Desta forma, você paga somente o mínimo necessário e ainda evita problemas com o Fisco.

Busque incentivos fiscais e isenções tributárias

Sabe todos aqueles impostos que citamos, que toda empresa brasileira precisa pagar? Então, na verdade, nem todo empreendimento está sujeito à carga tributária integral. Isso porque algumas empresas se enquadram em programas governamentais de incentivo fiscal ou isenção tributária.

Esses mecanismos de redução tributária são formas que o poder público, local ou nacional, encontra de incentivar o desenvolvimento de algumas atividades econômicas. A melhor solução é contar com uma consultoria tributária que saiba como inscrever sua empresa nesse tipo de programa.

Nada como reduzir impostos de forma legal, não é mesmo? Então fique atento às adequações e ajustes que seu negócio pode precisar fazer para conseguir a isenção de um ou mais tributos!

Leia mais: Benefícios fiscais para empresas de transporte: conheça as possibilidades.

Avalie os regimes tributários

O pagamento de impostos não é necessariamente feito de forma igual para todas as pessoas jurídicas. Tampouco cada tributo possui uma alíquota idêntica para todo tipo de empresa.

Isso porque um empreendimento pode se enquadrar em três opções de regime tributário, que são os modelos pelos quais a carga tributária é cobrada. Os regimes são:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Em cada um dos regimes tributários, o cálculo das alíquotas e valores a pagar é feito de forma diferente. 

Nem toda empresa está elegível a todos os modelos, então vale a pena consultar a opinião de um especialista para saber qual é a opção mais vantajosa financeiramente para o seu negócio.

Busque apoio de uma contabilidade para reduzir impostos na sua empresa!

Com o auxílio de um contador, sua empresa pode reduzir impostos dentro dos conformes da lei e do Fisco, evitando problemas e diminuindo custos. Para elaborar um calendário tributário, buscar incentivos fiscais ou calcular a melhor opção de regime de tributação, conte com a ajuda da Contábil Norte!

Somos um escritório de contabilidade localizado em São Paulo, e trabalhamos com empresas dos mais variados setores de atuação, ajudando na gestão tributária e buscando formas de maximizar seu lucro.

Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções contábeis podem simplificar a sua gestão!

Gostou do conteúdo? Confira mais textos como este no nosso blog e siga as nossas redes sociais! Continue lendo: Planejamento Tributário Industrial: Dicas essenciais para o sucesso da sua indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *