Prazo para a Declaração de Imposto de Renda 2022 prorrogado: entenda porque contar com uma Contabilidade

Estamos na época do ano em que uma enorme parcela da população brasileira tem que lidar com a mais importante obrigação fiscal: o Imposto de Renda (IR).

Já estamos em abril, o que significa que já passou mais de um mês desde a abertura do prazo para o envio da declaração do IRPF, que é o Imposto de Renda de Pessoa Física. Essa janela se fecharia no fim deste mês, mas a Receita Federal prorrogou o prazo até o dia 31 de maio!

Ainda que a população tenha ganhado um mês a mais, você sabe que a declaração do IR é um processo bem complicado, certo? 

Desde comprovantes de rendimento até demonstrações de pagamento referentes a saúde, educação, dentre outras despesas, vários documentos devem ser coletados.

Por isso, contar com uma contabilidade pode ser a solução mais simples para você, que precisa declarar o Imposto de Renda 2022.

Quer saber mais sobre a prestação de contas com a Receita Federal e entender por que buscar o apoio de uma contabilidade é tão importante? Siga com a gente e aprenda mais sobre o Leão! Tenha uma boa leitura!

O que acontece se eu perder o prazo para a declaração do Imposto de Renda?

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de 2022 se encerraria no dia 29 de abril, às 23h59 do horário de Brasília, mas foi prorrogado até 31 de maio, no mesmo horário. 

Mesmo com a prorrogação do prazo e se você se esquecer de enviar a declaração até chegarmos em junho? Mesmo que não seja o cenário ideal, ainda é necessário fazer a declaração depois disso!

Para prestar contas com o Fisco após o fechamento da janela, basta preencher normalmente a declaração por meio do programa do IRPF. Ao final do processo, porém, você receberá uma notificação de lançamento com atraso e deverá pagar uma multa.

O boleto da multa (DARF) pode ser emitido pelo próprio programa e é possível pagá-lo em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, ou até pelo celular. 

O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do Imposto de Renda devido no na declaração de 2021. Essa multa sofre acréscimo de 1% ao mês, porém, podendo ultrapassar esse valor de 20% supracitado.

E se eu enviar a declaração com algum erro e só perceber depois?

Se você já enviou a sua declaração, mas percebeu que deixou passar alguma coisa, ou esqueceu de demonstrar alguma despesa importante, não se preocupe! Ainda é possível declarar novamente sem receber punição. Basta refazer o processo e corrigir as informações erradas.

Mesmo após o prazo de 31/05, se você já tiver enviado uma declaração com alguma inconsistência, é possível corrigi-la sem sofrer multas. É possível alterar dados em declarações de Imposto de Renda anteriores com um prazo de cinco anos, sem criar maiores problemas.

Para saber mais detalhes sobre a declaração do IRPF 2022, confira nosso outro conteúdo: Imposto de Renda 2022: tudo sobre Declaração do IR.

Por que é tão importante contar com uma contabilidade nesse processo de declaração do Imposto de Renda?

Como você já deve saber, a declaração do Imposto de Renda pode ser mais complexa para algumas pessoas do que para outros contribuintes.

Alguns cidadãos possuem muitos dependentes a declarar, bens ou direitos de naturezas distintas, fontes diversas de rendimento, gastos internacionais e fazem operações na bolsa de valores com alguma frequência.

Não há nenhum mal em ter movimentações financeiras mais frequentes ou diversos bens materiais no seu nome. Isso só significa que sua declaração do Imposto de Renda 2022 deve ser feita com muito cuidado!

Registrar dependentes, gastos com saúde e educação, despesas básicas e diversos outros detalhes que constam na prestação de contas com o Fisco pode ser um processo trabalhoso. 

Qualquer erro ou inconsistência pode fazer com que você caia na malha fina da Receita, o que pode ser ainda mais penoso.

Além disso, ainda há a possibilidade de contrair multas e gerar mais problemas no seu nome. Por isso é que a contabilidade cumpre um papel tão importante nesse aspecto das obrigações fiscais.

Considerando que um profissional da contabilidade está habituado a fazer a gestão tributária de empresas, por vezes recolhendo impostos com frequência até mensal, uma declaração de Imposto de Renda é relativamente simples para ele, certo?

Isso faz com que esse processo, que é tão importante e complicado para você, seja simples e rápido para ele. Por isso, contar com uma contabilidade pode ser uma saída interessante, eficiente e prática para que você não tenha problemas com o Fisco.

É importante que você deixe toda a sua documentação em mãos, com o seu contador, inclusive informações sobre os seus dependentes e tudo que você teria em mãos na hora de fazer a declaração sozinho. Com isso, esse profissional pode te consultar para averiguar quaisquer informações!

Leia também: Tributação para advogados e sociedades de advocacia

Procure logo uma contabilidade que possa te ajudar com a declaração do Imposto de Renda!

Agora que você já entendeu por que é melhor contar com uma contabilidade na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, venha conhecer os serviços da Contábil Norte! Somos uma contabilidade localizada na Zona Norte de São Paulo, e temos ampla experiência em cuidar das obrigações fiscais de pessoas físicas e jurídicas.

Quer saber mais sobre as nossas soluções contábeis, e sobre como funciona o nosso atendimento? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que temos a oferecer!

Gostou do conteúdo? Então confira outros artigos no nosso blog e siga a gente nas redes sociais para aprender mais sobre o nosso trabalho! Continue lendo: Carga tributária para Prestadores de Serviços: você sabe quanto paga de imposto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *