O controle de fluxo de caixa para comércio é uma ferramenta da gestão financeira essencial para o sucesso e organização dessas empresas. Quando bem feita, além de proteger o estabelecimento contra os riscos do mercado, também garante a saúde financeira.
Mas, acredite ou não, muitos empreendedores ainda deixam essa questão de lado e acabam correndo riscos totalmente desnecessários, isso quando não sofrem com dívidas e até falência.
A fim de evitar o surgimento de problemas financeiros na sua empresa, conheça a importância e veja dicas valiosas para estruturar o controle de fluxo de caixa para comércio. Vamos nessa?
O que é fluxo de caixa para comércio?
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes da gestão financeira e cuida do registro de todas as movimentações que acontecem na empresa em determinado período.
No controle de fluxo de caixa deve conter:
- Recebimentos – qualquer quantia em dinheiro, cheque, cartão, pix ou outro meio;
- Pagamentos – tudo que seja à vista, a prazo, despesas, entre outros;
- Previstos – recebimentos e pagamentos que estão previstos para os próximos três meses.
Com as informações acima atualizadas, o empreendedor consegue ter uma visão ampla sobre a situação financeira do comércio. Dessa maneira, pode tomar as decisões para corrigir o rumo ou investir em melhorias, reduzir custos, solicitar empréstimos, entre outras medidas.
A importância do controle de fluxo de caixa para comércio
É por meio do controle de fluxo de caixa que o empresário pode entender as finanças do seu comércio. Além disso, é através dessa ferramenta que nascem o capital de giro e os novos investimentos. Confira:
Capital de Giro
O capital de giro é uma estratégia que guarda o dinheiro necessário para manter o comércio em funcionamento em casos de emergência. O valor deve ser o suficiente para pagar todos os custos e despesas.
Através do controle de fluxo de caixa é possível perceber uma tendência de déficit no comércio. Isso indica que é hora de aumentar o capital de giro.
Novos investimentos
Ao contrário do capital de giro, os novos investimentos devem ser feitos quando o controle de fluxo de caixa para comércio indica que o mercado está bastante aquecido. É hora de apostar no crescimento e desenvolvimento.
Vantagens do controle de fluxo de caixa para comércio
Ao longo do texto já vimos algumas das principais vantagens que o empreendedor aproveita quando implementa o controle de fluxo de caixa para o comércio.
Confira a seguir:
- Visão ampla e clara do comércio;
- Decisões mais assertivas, baseadas em dados;
- Economia em custos e despesas supérfluas;
- Garante estar em dia com as obrigações tributárias.
Como estruturar o controle de fluxo de caixa?
Agora que você já sabe o que é controle de fluxo de caixa para comércio, sua importância e suas vantagens, vamos ver o passo a passo para estruturar a mudança.
Registros organizados
Para conseguir implementar um controle de fluxo de caixa é preciso organizar muito bem todos os registros do negócio e ainda manter tudo atualizado.
É preciso muita disciplina e foco, mas o empresário não precisa cuidar disso diretamente, pois existem profissionais da contabilidade que são especializados.
Rotina de processos
As tarefas diárias são repetitivas, mas não tem como fugir disso, já que o processo de registro deve ser feito desde uma venda de bala até o pagamento de fornecedores, certo? Portanto, siga uma rotina e vá em frente!
Relatórios
É preciso registrar os números, mas também é necessário que essas informações se transformem em documentos que podem ser lidos e analisados. Por isso, os relatórios devem ser feitos com periodicidade.
Conte com ajuda especializada
Depois de conhecer a importância e ver as dicas para estruturar corretamente o controle de fluxo de caixa para comércio, chegou a hora de buscar uma ajuda especializada para que você possa cuidar do que é mais importante na sua empresa.
Conheça a Contábil Norte! Somos uma empresa que busca pela qualidade de atendimento em todas as áreas de nossa atividade. Vamos falar sobre o seu negócio? Entre em contato agora mesmo.
Gostou do artigo? Então aproveite para curtir as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e conferir o nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este. Leia também: Contabilidade especializada no setor industrial em São Paulo: Entenda os benefícios.